segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Exposição

  A exposição é a qualidade de luz necessária para registrar uma imagem no sensor da sua câmera digital.O sensor, citato como  CCD (charge coupled device, ou dispositivo de carga acoplado) ou CMOS (complementary metal oxide semicondutctor, ou semicondutor metal-óxido complementar), é um componente eletrônico em estado sólido que, no lugar do filme, converte luz em padrão de cargas elétricas que se traduz em dados digitais. Para controlá-la, existem três ajustes: sensibilidade do sensor  (ISO), velocidade de obturação e abertura do diafragma  (f-stop).
   A exposição é controlada por uma combinação entre a velocidade de obturação e a abertura do diafragma. A abertura de diafragma controla a quantidade de luz que a lente deixa entrar.
   A  maior parte das câmeras automáticas oferece uma opção simples para controlar a exposição, assim permitindo que você superexponha ou subexponha sua foto. Então, se o objeto fotografado tiver predominância de tons escuros, expermente a superexposição para compensar. Se a predominância for de tons claros, então subexposição pode ser a solução.
  Faça uma foto de teste, examine-a na tela, confira a histograma e ajuste a compensação. Não tenha medo: faça umas quatro versões, porque a tela  de LCD nem sempre é precisa. Você poderá apagar fotos ruis depois.
*DICAS-Sensibilidade do sensor (ISO) é simplesmente uma medida de grau se sensibilidade do sensor à luz, para ajustar o iso manualmente,  eis aqui um guia básico:
*100 ISO sol bem forte
*400 ISO para dias nublados
*800 ou 1600 ISO para fotos internas ou sob holofotes
*De modo geral, quanto mais alto o ISO, menor a qualidade fotográfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário